Cinema

1 - A trilogia de Tony Longo, 2 - Topofilia (IMS-RJ)

Esta sessão faz parte da mostra Hollywood e além: o cinema investigativo de Thom Andersen e será apresentada pelos curadores Aaron Cutler e Mariana Shellard. Em cartaz no cinema do IMS-RJ de 15 a 21 de setembro, a mostra conta com 19 filmes entre longas e curtas-metragens que celebram a obra de Thom Andersen, um dos mais importantes cineastas americanos da atualidade, e de artistas vinculados a ele.

1.
A trilogia de Tony Longo, de Thom Andersen
(EUA, 2014. 14’) / Exibição em DCP

Andersen percebeu o ator coadjuvante Tony Longo (1961-2015) no filme The Takeover (1995) durante o processo de remasterização de Los Angeles por ela mesma. Ao pesquisar sua carreira, descobriu que o ator havia participado com pequenos papéis em mais de cem filmes de ação hollywoodianos. Focando em todas suas cenas em The Takeover, Cidade dos sonhos (2001) e Vivendo em perigo (1997), Andersen cria uma trilogia dramática na qual Longo, um doce brutamontes, é tragicamente traído pelas circunstâncias, no curso da execução de seu trabalho.

Título original: The Tony Longo Trilogy


2.
Topofilia, de Peter Bo Rappmund 
(EUA, 2015. 62’) / Exibição em DCP

O filme mais recente de Rappmund acompanha a extensão de mais de 1.200 quilômetros do oleoduto Trans-Alaska (TAPS), no extremo norte dos Estados Unidos, em funcionamento desde 1977. Utilizando o mesmo método de animação de seus filmes anteriores, o percurso inicia com o trabalho pesado em Prudhoe Bay, no litoral do Alasca, onde existe a maior refinaria de petróleo da América do Norte. Os ruídos mecânicos e a movimentação frenética da indústria contrastam com o silencioso e amplo horizonte da região. Deslocando-se para o interior do estado, a paisagem árida natural passa a ser cortada pelo oleoduto. Em meio a cadeias de montanhas, técnicos da manutenção atuam como organizadores da paisagem expansiva para proteger o oleoduto; porém, a comunhão local entre a natureza e o homem abriga implícita e permanentemente a possibilidade de um desastre ecológico. Os sinais de milhagem que demarcam o comprimento do oleoduto aparecem camuflados na paisagem e em close-ups que alertam para o perigo desse sistema.

Título original: Topophilia

 

MAIS
Programação completa da mostra Hollywood e além: o cinema investigativo de Thom Andersen.

  • IMS Rio de Janeiro
  • R$8 (inteira) e R$4 (meia).
  • Classificação Classificação livre.

Sessões

  • Sábado 17/09

    • 18:30.