Cinema

Os filmes de Maren Ade (IMS-RJ)

 

A partir de 9 de fevereiro, o cinema do IMS-RJ apresentará o filme Toni Erdmann, de Maren Ade, em conjunto com a exibição em 35mm dos dois longas metragens realizados anteriormente pela diretora: Floresta para as árvores (Alemanha, 2003, 81 minutos) e Todos os outros (Alemanha, 2009, 119 minutos).  

Indicado ao Oscar de “Melhor filme estrangeiro” e primeiro lugar nas listas dos melhores filmes de 2016 organizadas por revistas como Cahiers du cinémaSight and Sound e Film CommentToni Erdmann é uma comédia a partir da visita que um pai faz à filha, uma executiva alemã trabalhando em Bucareste, na Romênia.    

Floresta para as árvores, vencedor do Prêmio especial do júri no festival de Sundance em 2005, conta a história de uma professora idealista que consegue seu primeiro emprego. Para o crítico da revista Indiewire, Mark
D’Angelo, "Ade e a notável protagonista, Eva Löbau, criam um personagem que é profundamente adorável, apesar de sua ignorância acerca de qualquer forma de convenção social conhecida entre as pessoas. Cada gafe é percebida como um milhão de pequenas agulhadas."

O segundo longa de Ade, Todos os outros, investiga a relação de um casal em férias no Mediterrâneo. Aos poucos eles têm a sua relação testada a partir do encontro com um outro casal. O filme ganhou os prêmios de melhor filme e melhor atriz no Festival de Berlim em 2009.

 

  


FILMES


Toni Erdmann
, de Maren Ade
(Alemanha, Áustria, 2016. 152’. Exibição em DCP)

 

Todos os Outros (Alle Anderen), de Maren Ade
(Alemanha, 2009. 119’. Exibição em 35mm)

 

Floresta para as Árvores (Der Wald vor lauter Bäumen), de Maren Ade
(Alemanha, 2003. 81’. Exibição em 35mm)

 

 

MAIS

O mundo como teatro, por José Geraldo Couto

 

  • IMS Rio de Janeiro

Sessões