Caetano Ferrari

Renomado consultor em tecnologia dos materiais de arte no Brasil, Caetano Ferrari nasceu em São Paulo, em abril de 1935, e já aos 19 anos iniciou seus estudos sobre materiais utilizados em artes plásticas. Embora tenha se formado em ciências sociais, dedicaria toda a sua vida à investigação de materiais de arte em uso no Brasil.

Os estágios que fez em lojas e fábricas como a Weber e a Pearl Paint, nos Estados Unidos, ou a Winsor & Newton, na Inglaterra, garantiram-lhe aprimoramento no seu ofício e fizeram dele referência quando o assunto é material pictórico.

Caetano Ferrari manteve-se permanentemente atualizado por meio de frequentes viagens internacionais. Graças à sua mediação, marcas importantes e tradicionais de material artístico, como a britânica Winsor & Newton, onde ele estagiara, ou a americana Golden, além de outras, vieram para o Brasil. Deve-se a esse profissional a escolha de marcas e produtos no exterior, assim como a formatação de linhas de acordo com as necessidades no Brasil. Caetano Ferrari é autor de projetos para empresas de expressão no mercado brasileiro de produtos artísticos, como Tec-Screen, Acrilex e Faber-Castell. Nesta última, trabalhou desde 1964, quando a empresa se firmava no país.

A partir de 1971, Caetano Ferrari passou a trabalhar na loja Casa do Artista, uma das principais casas de materiais artísticos do país, onde permaneceu por 30 anos. Além de consultor tecnológico, deu workshops e palestras. É autor de um texto que integra a monografia Materiais de arte no Brasil: análise das tintas a óleo, publicado pela Funarte. Sua atuação se estende ainda à de apresentador do Manual do artista, de Ralph Mayer, e de revisor técnico do livro de iniciação às artes de Ray Smith, The Artist’s Handbook, traduzido como Manual prático do artista.

 

Veja também

Fulvio Pennacchi

Fulvio Pennacchi